Apresentação

interreg

fortalecer sinergias e a atuação em rede.

O projeto i9Rural, dinamizado pela FORESTIS – Associação Florestal de Portugal, IDARN - Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal, visa fomentar a colaboração e a transferência de conhecimento entre entidades de I&D+i e os agentes rurais, fortalecer sinergias e a atuação em rede para potenciar a inovação de produtos e/ou serviços nos setores florestal, agrícola e desenvolvimento rural.

Objectivos

  • Promover o desenvolvimento de recursos que permitam estruturar e disponibilizar informação sobre a inovação desenvolvida e acompanhar as necessidades de inovação;
  • Divulgar, de forma estruturada e sistemática, informação de caracter técnico e científico aos agentes do setor;
  • Aproximar e facilitar o acesso dos agentes do setor às entidades de I&D+i;
  • Transferir novos conhecimentos aos agentes rurais, através de mecanismos de aproximação entre as entidades de I&D+i, tendo por base a promoção de sinergias criadas em resultado de uma atuação em rede;
  • Identificar fatores de inovação em temáticas menos conhecidas associadas às atividades florestais, agrícolas e de desenvolvimento rural, contribuindo para aprofundar e capitalizar o conhecimento relevante nas diversas prioridades da política de desenvolvimento rural;
  • Aumentar a introdução de fatores de inovação nas atividades rurais proporcionando diferenciação e ganhos de competitividade aos agentes, através de serviços de assistência técnica.

Atividades

Atividade 1 - Plataforma digital de conhecimento

Esta ação contempla o desenvolvimento de um website a ser integrado no Portal da Forestis, no qual se destacará uma área específica orientada para a Inovação.

Esta será composta por um conjunto de subáreas que visam facilitar o acesso à informação sobre a inovação produzida e a identificação das diversas linhas de investigação que as entidades de I&D+i pertencentes à rede colaborativa desenvolvem, de forma a assegurar a aproximação com os agentes que desenvolvem o seu trabalho no território.

Atividade 2 - Rede colaborativa Investigação & Desenvolvimento - Utilizadores finais

Criação de uma rede de discussão e partilha de informação que permite solidificar as relações já existentes entre as entidades que constituem a parceria.

Deverá ser um dos principais fóruns de criação de sinergias, que potenciam a criação de novas linhas de investigação e onde se possa reunir esforços de complementaridade entre a atuação das várias entidades. Esta rede será responsável pela definição de prioridades de atuação em função da aproximação com os agentes do setor, tendo em conta as suas necessidades.

Atividade 3 - Transferência de conhecimento

Esta ação prevê um conjunto de atividades de disseminação mais alargada dos resultados do projeto a todos os potenciais beneficiários. Complementarmente à plataforma web, será publicada informação técnica sobre o desenvolvimento do projeto e dos seus resultados e serão realizadas reuniões de transferência de conhecimento de acordo com as temáticas identificadas como prioritárias.