A Forestis – Associação Florestal de Portugal é uma federação florestal de âmbito nacional, de utilidade pública, sem fins lucrativos fundada em 1992, com o intuito de apoiar ativamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.
O IDARN - Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, criado em 1987, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que agrega organizações representativas do tecido agroindustrial bem como um conjunto de personalidades e instituições com responsabilidades nos domínios da investigação e desenvolvimento e da formação técnica do setor agrícola.
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, fundada em 1967, é uma universidade portuguesa que tem como missão servir o país através de uma investigação inovadora e de um ensino de excelência de vocação internacional, orientando-se para a sustentabilidade, no espírito que preside à formação humanista cristã.
A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, fundada em 1911, é uma das maiores Universidades Portuguesas, e tem como missão proporcionar uma formação/educação de elevada qualidade e transferir conhecimento para o tecido empresarial.
A AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal é a entidade dinamizadora do Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Base Florestal.
Esta tem como missão apoiar os agentes da fileira no desenvolvimento a floresta portuguesa na sua capacidade de produção de matéria-prima em quantidade e qualidade suficientes e de forma sustentável.