Rede Colaborativa

interreg
Agricultura Floresta
Contacts

Environmental Biotechnology And Resources

Paula Castro

Visitar website

Plant Biotechnology and Sustainability - PlanTech

Marta Vasconcelos

Visitar website

Escola Superior de Biotecnologia

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) é uma universidade que desenvolve múltiplas atividades, desde o ensino superior, a investigação e desenvolvimento, prestação de serviços e oferta de formação contínua.

Na ESB-UCP integra o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), cujas atividades estão centradas na área da biotecnologia aplicada com ênfase nos domínios ambiental, alimentar e de interface com a saúde e o consumidor, em particular a segurança alimentar e a perceção do risco.

O CBQF, criado em 1990, tem com a missão desenvolver e divulgar conhecimento e inovação nas áreas centrais - Meio Ambiente, Alimentação, Nutrição e Saúde. Em 2004, foi reconhecido com o estatuto de Laboratório Associado, sendo o único não estatal em Portugal.

Este centro concentra-se na proteção do meio ambiente, contribuindo para novos conhecimentos e soluções para a identificação e mitigação de riscos ambientais específicos.

Neste âmbito destaca-se o trabalho do Grupo de Investigação Environment and Reseach group, que desenvolve investigação nas áreas ligadas à agricultura e floresta, que visa desenvolver abordagens inovadoras para os desafios ambientais e de sustentabilidade. Para isso orienta a sua pesquisa para a identificação dos perigos químicos e biológicos emergentes e riscos associados a habitats e desenvolve métodos de mitigação; desenvolve estratégias para o tratamento de águas residuais e solo, contribuindo para a transição para o modelo de economia circular; e concebe estratégias integradas para a produção vegetal, face a novos desafios ambientais bióticos e abióticos.

Environmental Biotechnology And Resources

O Laboratório Environmental Biotechnology and Resources investiga os processos microbianos de proteção e restauração ambiental, onde se inclui a degradação de poluentes, o tratamento e valorização de efluentes e a produção de plantas assistidas por micróbios em cenários de stress.

Plant Biotechnology and Sustainability - PlanTech

O Laboratório Plant Biotechnology and Sustainability desenvolve investigação nas áreas de stresses biótico e abiótico das plantas, com especial ênfase para a nutrição vegetal, patologia vegetal e bioinformática.

O Laboratório procura integrar as competências de investigadores nos diversos campos, incluindo, ciência da computação, biologia e nutrição, de forma a entender os mecanismos que controlam a absorção, transporte e armazenamento de nutrientes, simulando cenários atuais e futuros de mudanças climáticas.

Áreas temáticas
Temas
Áreas
Subáreas
Temas

Melhoria da produtividade na agricultura e floresta


Desenvolvimento de bioestimulantes para apoio ao aumento da produtividade de sistemas agrícolas e florestais, sujeitos a stresses abióticos (ex. secas) e bióticos (ex. doenças).

Áreas Agricultura Floresta
Subáreas
  • Cereais
  • Viticultura
  • Floresta
Temas

Valorizção de subprodutos e resíduos

Desenvolvimento de novos produtos e compostos funcionais através da valorização de coprodutos e resíduos da indústria florestal e agroalimentar e de origem vegetal e marinha (ex. biochurume).

Áreas Agricultura Floresta
Subáreas
  • Produção animal
  • Floresta
Temas

Resistência a pragas e doenças

Estudos de estabelecimento da base genética, fisiologia e bioquímica de resistência a pragas (PSA do kiwi, flavescência da videira e nemátodo da madeira do pinheiro) e metabólitos para biocontrolo.

Áreas Agricultura Floresta
Subáreas
  • Fruticultura
  • Viticultura
  • Floresta