Rede Colaborativa

interreg
Floresta Desenvolvimento Rural
Contacts

FORESTIS

Rosário Alves (Diretora Executiva)

Visitar website

FORESTIS - Associação Florestal de Portugal

A FORESTIS – Associação Florestal de Portugal, é uma federação florestal de âmbito nacional, de utilidade pública, sem fins lucrativos fundado em 1992, com o intuito de apoiar ativamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.

Em resultado da sua atividade, em 2001 foi reconhecida como equiparada a Organização Não Governamental do Ambiente.

Atualmente conta com 33 Organizações de Proprietários Florestais (OPF) associadas, com âmbito de atuação sub-regional, que representam e apoiam tecnicamente mais de 17.500 proprietários florestais. Esta representatividade torna-a num relevante agente dinamizador do setor.

A intervenção da Forestis passa pela representação e defesa de interesses dos seus associados junto de entidades públicas e privadas, nacional e internacionalmente. A adoção de novas tecnologias ao serviço da floresta e a transferência de know-how sobre assuntos atuais como a promoção da gestão florestal sustentável, a proteção dos espaços florestais contra os riscos de incêndios, pragas e doenças e das alterações climáticas, têm sido a base da sua atuação.

A cooperação com entidades do meio científico e tecnológico assim como com organizações congéneres nacionais e internacionais é privilegiada como forma de trabalho e como veículo para modernizar e inovar em termos técnicos e organizacionais.

A Forestis, privilegiando as parcerias em rede para o desenvolvimento das suas atividades, tem participado em projetos de investigação e desenvolvimento. Como tal, tem apostado em projetos com uma forte componente de inovação, como forma de antecipar e induzir o aparecimento de soluções para muitos dos problemas estruturais da floresta portuguesa, alguns dos quais demonstraram serem precursores de ações e medidas adotadas pelas autoridades e que hoje são uma realidade nas políticas de planeamento e ordenamento florestal.

Dada a sua experiência, celebrou vários protocolos de colaboração com entidades públicas e privadas para o desenvolvimento de estudos e planos enquadrados nas políticas e estratégias de desenvolvimento do setor florestal português.

No sentido de transferir e integrar o conhecimento produzido, a Forestis desenvolve ações de formação que formam e qualificam os profissionais do setor (técnicos e sapadores florestais) e proprietários.

Áreas temáticas
Temas
Áreas
Subáreas
Temas

GESTÃO E DEFESA DA FLORESTA

Apoio e promoção da gestão e defesa da floresta e fomentar o associativismo privado e comunitário

Áreas Floresta Desenvolvimento Rural
Subáreas
  • Política florestal
  • Gestão florestal
  • Defesa da floresta contra incêndios, pragas e doenças
  • Biomassa florestal
  • Bioeconomia
  • Economia circular