Rede Colaborativa

interreg
Agricultura
Contacts

Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável (GreenUPorto)

Ruth Pereira (diretora)

Visitar website

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Criada em 1911, a Faculdade de Ciências é, a par da Faculdade de Medicina, a mais antiga escola da Universidade do Porto e uma das maiores em estudantes e produtividade científica. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é responsável pelo ensino das ciências exatas e naturais e das suas aplicações à tecnologia, oferecendo uma oferta diversificada de cursos de licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutoramento.

O ensino promovido pela FCUP na área das ciências agrárias é também assegurado nas instalações do Campus Agrário de Vairão, em Vila do Conde, onde está instalado o GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável.

Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável (GreenUPorto)

O GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a transferência de conhecimento na área agronómica, ambiental e alimentar, promovendo a inovação e o crescimento sustentável.

Este centro é o primeiro Centro de Investigação português centrado na cadeia de valor da horticultura, com especial ênfase em frutas, legumes, plantas ornamentais e viticultura, tanto em sistemas de produção ao ar livre como protegido. A preservação da qualidade dos solos e dos ecossistemas agrícolas é também uma prioridade fundamental.

O GreenUPorto segue as seguintes linhas de investigação:

Biologia de plantas, produção e pós-colheita, que visa contribuir o fornecimento de alimentos seguros para a população, protegendo os recursos naturais e enfrentando cenários de mudança climática. Desenvolve metodologias para otimização do uso de água, soluções nutritivas e produtos fitofarmacêuticos em culturas protegidas. Igualmente, desenvolve modelos de crescimento de culturas, o que permite prever a data da colheita e a qualidade dos produtos, contribuindo para a melhoria da produtividade.

Qualidade ambiental e avaliação de risco tem como objetivo combinar produção e processamento de alimentos com a proteção de sistemas agroambientais no contexto edafoclimático, na biodiversidade e nos serviços ecossistémicos.

Processamento, Valorização, Consumo e Nutrição Humana investiga a extração, caraterização e aplicação de fitoquímicos de valor nutricional/medicinal; a caraterização de novos produtos enriquecidos com estes fitoquímicos, bem como a valorização de resíduos agrícolas, seguindo uma perspetiva de economia circular.

O GreenUPorto trabalha para responder às necessidades e preocupações das partes interessadas estando os investigadores preparados para oferecer serviços técnicos, analíticos e de consultoria.

Áreas temáticas
Temas
Áreas
Subáreas
Temas

Avaliação de Riscos de Solos e Águas Contaminadas

O  GreenUPorto possui um laboratório avaliação de riscos de solos e águas contaminadas (LABRISK) que tem como principais competências avaliar a qualidade dos solos através de um conjunto de propriedades físicas, químicas e biológicas, realizar avaliações de risco de áreas contaminadas (incluindo solo, água e sedimentos) com base em esquemas de avaliação de risco europeus e internacionais, e também a avaliação de risco de substâncias químicas novas ou existentes (e.g., pesticidas).

Áreas Agricultura
Subáreas
  • Fruticultura
  • Horticultura
  • Plantas ornamentais
  • Viticultura
  • Fitossanidade
  • Resíduos agrícolas