Centro de Recursos Naturais e Ambiente - Polo FEUP (CERENA)
António Fiuza (Coordenador)
Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE)
Arminda Alves (coordenador)
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolve atividade de educação, investigação e inovação de nível internacional. Tem como atividade a criação, transmissão e difusão de conhecimento, a formação de profissionais, e futuros líderes na área de engenharia e afins, assim como a promoção do bem-estar da sociedade.
A principal força da FEUP reside nas relações de cooperação que mantém com empresas e instituições de ensino superior de prestígio na Europa e no resto do mundo. A vasta rede de contactos que detém tem estimulado a organização de inúmeras conferências internacionais nas suas instalações, proporcionando à comunidades o debate de tópicos de interesse geral pelos melhores especialistas mundiais.
A missão do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) é desenvolver pesquisas na área do uso sustentável de recursos naturais, incluindo energia, bem como seu impacto no meio ambiente. Para isso utiliza uma abordagem integradora, multidisciplinar e multi-escala, desde o nível molecular até a escala planetária, onde pesquisadores de diferentes áreas científicas - terra, química e engenharia de materiais - convergem para os mesmos objetivos.
A equipa do CERENA garante as sinergias para enfrentar os desafios sociais mais exigentes e contribuir para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. A formação avançada e iniciação à pesquisa, internacionalização, colaboração com a indústria em busca de soluções de engenharia mais sustentáveis, eco-inovadoras e competitivas a partir de uma perspetiva de economia circular, e a promoção da cultura científica são seus objetivos.
O Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) foi criado em 1998, na FEUP, como um grupo interdisciplinar que se dedica à Engenharia Química e Biotecnologia que procura a inovação em áreas como células solares, biomateriais e sistemas de libertação controlada de medicamentos.
A visão do LEPABE para 2015-2020 é alcançar uma posição internacional de destaque e ser reconhecido como um laboratório de investigação "excecional" na área de engenharia química e biotecnologia. A sua missão é desenvolver processos e produtos inovadores que permitam responder eficazmente aos desafios da sociedade, proporcionando a melhoria na riqueza e bem-estar da sociedade.
O LEPABE está estruturado em três grupos: (a) Engenharia de Processos Químicos e Energia, (b) Biotecnologia e Interfaces e (c) Ambiente, que cruzam em 5 linhas temáticas, sendo a ligada aos temas da floresta, agricultura e desenvolvimento rural a linha de Processos, Produtos e Energia.
A temática de processos, produtos e energia investiga tópicos de engenharia química em processos e produtos, com foco especial em energia. Um dos temas campos de investigação é o desenvolvimento de produtos polímeros (adesivos naturais e sintéticos, revestimentos, aditivos), produtos derivados da floresta nacional (compósitos à base de madeira e cortiça), compósitos à base de grafeno para biomateriais, materiais biossustentáveis.
Novos produtos florestais
Produtos derivados da floresta nacional (compósitos à base de madeira e cortiça), compósitos à base de grafeno para biomateriais, materiais biossustentáveis.